domingo, 31 de outubro de 2010

Pela voz e bem dos brasileiros.


   
              
         Em 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez, eu só tinha 14 anos. Não sabia muito de política, mas eu sabia de algo importante: o Brasil é só um, todos iam ter o mesmo presidente e as conseqüências de um bom ou mau governo iam ser para todos, e não só para quem havia votado nele.

         Quando somos crianças reproduzimos o que ouvimos dos adultos. Ouvia de pessoas da minha idade: “espero que agora o Brasil se “perca“, para esse povo parar de ser burro”. Mas espera aí... Se o Brasil se “perder”, vocês não vão se “perder” também? Se a esperança do país ir pra frente não existia dentro do pensamento dessas pessoas, eu fico pensando, será que não seria melhor rezar, pedir a Deus um milagre do que ficar rogando praga?

         Em 2010, Dilma Rousseff foi eleita. E não posso negar minha satisfação de ver uma mulher, finalmente, no topo. Eu preferia que fosse uma mulher mais preparada, mas tudo bem, ainda é mulher! Eu tive aquela vergonha alheia quando vi uns vídeos de entrevistas e de discursos, mas Lula também nos fez pagar alguns micos e ainda assim, eu vi Lula segurar a barra em 2008 quando todos os países, inclusive os Estados Unidos, estavam em crise e sem emprego.

Eu tenho medo de que ela não saiba dizer não aos chefões (porque vocês não acham que são os presidentes realmente que governam, né?!), que ela fique amiguinha de Hugo Chávez e que haja uma mudança grande na maneira que dizemos o que pensamos (sim, estou falando de censura). Tenho medo que ela não saiba governar para nós.

No entanto, ainda tenho esperança pelo simples fato de que ela é gente e eu acredito em gente. E não foram só pessoas pobres e sem educação que votaram nela. Conheço pessoas inteligentes, formados em universidades, pensantes, formadores de opiniões que deram seus votos de confiança à eleita. E por isso que eu não acredito que ela seja de todo o mal.

Somos apenas um país, a partir de 2011 governados por Dilma Rousseff querendo ou não. E no fim das contas, como eu disse no começo, todos nós vamos sofrer as consequências. Então, nada de pensamentos negativos! Não é só de um presidente que um país é feito. Não quero ver ninguém de luto, ninguém dizendo que agora o Brasil já era. Não quero ouvir ninguém desanimado! Vamos continuar lutando todos os dias, fazendo nossa parte, trabalhando como nunca, estudando bastante para não nos deixar levar por manipulações de gente e mídia medíocre.

E assim como existirá uma só conseqüência para todos os brasileiros, todos nós temos também o direito de exigir que ela governe bem e para nós. Quem votou ou não nela. O Brasil inteiro. Somos nós que temos que ficar de olho!

Eu estou com muita esperança de que tudo vá bem e que seja quem estiver governando – seja Dilma ou seus companheiros – que façam o bem. Porque ela foi eleita presidente, e como tal tem que representar os direitos dos brasileiros e não os seus próprios. E vamos cobrar. E se depois de tudo minhas esperanças forem embora e eu passar por uma iludida, ingênua e infantil por ter escrito essas palavras, estarei preparada com minha tinta verde e amarela para sair nas ruas de cara pintada.




6 comentários:

Mariana Freitas disse...

Espero que voce estaja certa Gabi!!
Adorei o texto e vou estar sempre esperando mais um post :P
Beijos

Rafaella Bandini disse...

Gabi, gostei bastante do texto! Espero que vc esteja certo. Eu tbm não perdi completamente as esperanças, afinal, como diz o ditado, essa é a última que morre. Agora vamos torcer para que ela faça algo de bom para todos nós e não só para si mesma, pois, como vc disse, o Brasil é feito de muuuuitas pessoas! E ela está lá não só por ela, e sim por todos! Então agora é torcer e cobrar! E caso isso não aconteça, estou com vc para sair às ruas de cara pintada de verde e amarelo!

Beijos!

Unknown disse...

Que a nossa nova presidente me surpreenda e faça mais coisas boas do que neutras/ruins. Boa sorte, BRASIL!

Camilo disse...

Gostei do que li. O Brasil é um grande País. Os atuais governantes passam. Futuros virão. O País é perene. Se cada um trabalhar, fizer a sua parte, o Brasil vai seguir seu rumo. Ainda bem que temos milhões de jovens brasileiros que pensam como você. O Brasil está em boas mãos..

Gabi Pagliuca disse...

E no Facebook...

Lubianca Santos:

Que o o PT governe por mais 4 anos, assim quis a maioria dos brasileiros (56.05%); mas não esqueçam que 43.95% (BASTANTE) NÃO! A nós, os 43.95%, resta-nos cobrar e fiscalizar! Se os que votaram na Dilma merecem o governo que têm, os que deixaram de votar no Serra por causa do feriado também o merecem, e nem reclamar terão o direito! Aos 21% que deixaram de votar, vocês PODERIAM ter feito a diferença. Esse é o Brasil que sempre acaba em pizza! No mais, teremos 4 longos anos para acordar cedo pra cuidar do nosso pedacinho de Brasil, que se não for a gente, quem cuidará? (texto com ajuda de Michele Mocho e Victor Abdallah Neto e Roberta Provatti.)



Gabriela Pagliuca:

Lubi, todos têm que sempre fiscalizar e não só porque a presidente vai ser quem não votamos. Esse pensamento parece um pouco infantilizado e de pessoas mimadas. Se o Serra tivesse ganhado, iria ter coragem de não "fiscalizar e cobrar"? As pessoas que escreveram esse texto parece que sim. Parece que estão dizendo que elegendo um candidato "certo", já iam ter feito seus papéis e que iriam lavar suas mãos. Não podemos! Se o Serra tivesse ganhado ainda seríamos nós que teríamos que ficar de olho e não quem votou na Dilma. Temos sempre que fazer isso, não para depois dizer "eu avisei" e "essa culpa eu não tenho", devemos fiscalizar porque esse é nosso dever. O Brasil é apenas um, não importa quem votou em quem. Por esses e outros discursos parecidos que eu penso que ainda bem que a Dilma ganhou, porque só assim para algumas pessoas perceberem que temos que fiscalizar!

Ah, e eu faço parte dos 21% que deixaram de votar. Isso porque para votar no exterior tem que ser residente e solicitar o desejo de votar com 60 dias de antecedência, no caso, eu não sou residente nem estava na cidade onde estou agora para solicitar meu desejo de voto. Desculpem por isso, eu queria ter votado e iria ter votado no Serra.

Júnior Batista disse...

O país é um só - disse tudo. Acho que o que mais importa é querer o bem do país, e não ficar armando brigas políticas de partidos.
Queremos um país melhor e não dividido.

Beijos, saudades imensas :/

 
Share |