quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sou maduro?



                Para você que acha que é grande ou que sabe que não é, mas gostaria de ser, esse texto é para você. Às vezes pensamos  que estamos completos e que somos maduros para nossa idade, mas na verdade, o que é ter 18, 19 ou 20 anos? Se cada um, com essa idade, está em uma fase diferente, como definir o que é ser um jovem adulto? Que tipo de responsabilidade nos cabe?

                Nascemos na era digital e tudo o que precisamos é que alguém faça algum upload das informações necessárias. Por isso nossa geração pensa que sabe demais.. Enquanto as gerações passadas têm uma boa bagagem de assuntos específicos, nós temos conhecimento superficial de uma grande quantidade assuntos.

                Mas e no fim, o que é maturidade? Maturidade está vinculada a conhecimento? Não, acho que não.  Por exemplo, quando a vida nos dá um dilema, a maturidade se mostra dependendo da forma que nós o encaramos, e muitas vezes de nada adianta saber tudo sobre uma banda, tecnologia, culinária ou sapatos. 

                Outro exemplo de maturidade encontrar um meio termo para qualquer coisa, se necessário. A pessoa começa a amadurecer quando começa a ceder. E a mais óbvia, mas menos percebida é a questão dos assuntos da pessoa. Tem gente que, depois de anos continua falando sobre os mesmos assuntos chatos de sempre.

                Espelhar-se um pouco mais nas pessoas mais velhas pode ser muito útil, elas podem não saber para que serve o twitter, mas sabem melhor que nós como viver. E ainda que não pareça o caminho certo, essas pessoas só querem nosso bem. Há maturidade também em saber negociar. Há que haver paciência.

                Comece a ceder mais à vontade dos outros e os outros podem começar a ceder mais as suas. Ainda que tenha certeza que está certo sobre um ponto seja humilde e não imponha a resposta certa, tente convencer o outro. Bons argumentos e boa retórica não são apenas para pessoas com dom ou que trabalham com o público, elas são para pessoas com discursos maduros. E, principalmente, tente ser menos egoísta e sempre evoluir espiritualmente (seja lá o que isso signifique para você).

                Você pode também começar ouvindo conselhos de pessoas que acham que são grandes ou que sabem que não são, mas que estão tentando ser grandes pessoas aos poucos, assim como a autora desse texto.
                

2 comentários:

Júnior Batista disse...

Oi, amor! Estou aqui novamente. Não esqueci de você não, e como seus textos me encantam.
Ser tornar maduro, crescer, é muito mais difícil do que imaginamos e seguir o que nossos pais e avós dizem é o melhor caminho para sofrer menos. Eu, por exemplo, estou aprendendo por mim. Estou aprendendo a ser adulto bem longe dos meus pais e enfrentando cada situação com sua particularidade, tentando absorver o máximo possível de coisas boas (pois, para mim, tudo tem seu lado bom! Acho que você pensa assim também).
Amadurecimento vêm de experiências, não está escrito em nenhum livro como se amadurece. É isso aí ;)

Adorei o seu texto, como tudo o que você escreve!

PS: Amanhã te escrevo um texto bem legal contando como foi o show! Foi incríveeeeeel! Melhor dia da minha vida.

Beijos, Gabi, saudades enormes de você s2

Ester Criscuolo disse...

Adorei o texto e concordo plenamente.
MAturidade vem com o tempo e cabe a vc adquirir!
Geralmente pais e mãos falam para não fazermos certas coisas pq já fizeram e sabem q vão dar errado, aceitar e não fazer as vezes é bom, mas fazer e quebrar a cara faz vc aprender e criar suas experiencias assim como vc disse. Ao passar do tempo com erros e acertos vc cria maturidade não?!
Eu acredito assim. XD
E sim, sempre esta aberto as novas concepções, saber mostrar ao outro pq vc acha q esta crto ou errado. Só mudo minha opinião (aquela já formada) se os argumentos forem plausíveis. ;)

Obrigada gabii..saudadeee BjaO

 
Share |