quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Consciência negra

           Estamos em uma semana especial. Ontem foi dia da consciência negra. Mês passado, no aeroporto, ouvi de uma senhora ‘sem preconceitos’ (ela teve que enfatizar isso), que "esse é um feriado que aumenta o preconceito".

Aposto que o feriado todo mundo curtiu e ninguém reclamou! Pra mim, tem que existir sim, o dia da consciência negra. Parei para refletir sobre a luta dos negros que até hoje sofrem preconceito. Por quê? Somos todos iguais! Como o nome do feriado prega, vamos ter mais de consciência sobre o assunto. Enquanto houver preconceito, sensação de superioridade por certos grupos, o amor não vai reinar.

Se aumenta o preconceito, é só em quem já tem. Outra senhora do aeroporto acrescentou: "não há forma maior de preconceito". Tem sim: pensar dessa meneira. Ouvir esse tipo de coisa é um dos motivos de eu odiar não poder ouvir música em algumas situações (estava passando pela segurança do aeroporto).

Sei que não é um post super elaborado, mas só não queria deixar de me manifestar sobre isso!

Nunca fui descriminada, então vou colocar um vídeo de quem já foi. Tais Araújo, linda e talentosa (e formada em jornalismo!), falou com Regina Casé sobre ser negra. Claro que se fosse ser uma conversa com mais profundidade, ela teria outras historias pra contar. Fiquei arrepiada com a história do cara que a Regina chamou no meio da conversa com Taís.
 


 

"Por mais que tenhamos mais possibilidades, o preconceito está na rua"
"Era sempre o mesmo som, do pino do carro abaixando"


 



Obs.: eu estava procurando mídias para ilustrar esse tema e me deparei com esse texto (grifos meus):

Taís Araújo posa sensual num morro carioca e fala de preconceito à revista “IstoÉ Gente”. “Quero que meu filho tenha um Brasil melhor do que eu tive. A gente vive em um país muito preconceituoso”, revela a atriz, que assume não ser boa de cozinha. “A única coisa que sei fazer bem é risoto. Mas... precisando, a gente faz tudo. Caio dentro de uma faxina”.
 
Estou desconsiderado o papel dela na novela na época e a entrevista completa que ela deu, estou levando em conta só o discurso do site. Só eu acho que tem algo errado ai? Não é digno de referência, mas vai o link mesmo assim. Enviei um email revoltada para a redação.

Nenhum comentário:

 
Share |